8 motivos para sua empresa ter um site

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Cada vez mais brasileiros têm acesso à internet

Graças, entre outros fatores, à tecnologia móvel e à disseminação dos celulares, a internet passa a ser acessível a um número cada vez maior de pessoas no Brasil.

Segundo o IBGE 79,9% dos brasileiros vivem em lares com internet, fixa ou móvel.

Esse percentual cresce rapidamente já que em 2016 “apenas” 68% do país viviam em lares com internet.

Mais pessoas navegando significa mais oportunidades de negócio. Mas, como podemos aproveitar essas oportunidades?

Toda estratégia online que se preze tem o site profissional como peça fundamental. Veja a seguir o porque dessa afirmação.

8 motivos para sua empresa ter um site profissional

Dentre os vários motivos para a sua empresa ter um site profissional resolvemos dar destaque a 8 aspectos que tem causado impacto mais positivo para os negócios independentemente do seu porte.

1. Sua empresa passa a “existir” de fato para o Google

Ao possuir um site profissional com domínio próprio a sua empresa dá um passo gigantesco pata marcar presença no mundo online.

Lembra-se quando falamos anteriormente sobre “dar um Google”?

É isso justamente o que fazemos quando queremos nos informar sobre qualquer assunto hoje em dia. Basta ter à mão um celular conectado à internet.

Com 5,6 bilhões de buscas por dia em todo o mundo o Google é líder absoluto entre os mecanismos de busca na internet.

De acordo com o site StatCounter durante o mês de abril de 2020 o Google foi responsável por processar 97,59% das buscas online no Brasil!

Ou seja, podemos dizer com quase 100% de chance de acerto que, quando um cliente potencial fizer uma busca na internet por produtos ou serviços que você oferece é através do Google que essa pesquisa será efetuada.

Com um site profissional sua empresa passa a ser indexada. Isso significa que a sua empresa passa a ser enxergada pelo Google.

Então, não aparecer no Google não é nada bom para uma empresa que deseja atrair novos clientes, não é mesmo?

2. Aumento de credibilidade

Imagine que, ao procurar pelo produto ou serviço que a sua empresa vende um cliente potencial tenha em mãos duas alternativas.

A primeira delas é uma empresa que conta com um site profissional e domínio próprio.

A segunda empresa possui apenas um link que aponta para a fan page no Facebbok.

Se o cliente levar em consideração o fator “credibilidade” para fazer o desempate não resta dúvidas que a primeira empresa terá muito mais chances de ser a escolhida.

Não se trata aqui de dizer que as redes sociais sejam inúteis. Muito pelo contrário! Na verdade, elas possuem uma importância estratégica podendo ter o seu potencial elevado com a possibilidade de promover uma ação integrada entre fan page e o site da sua empresa.

Independentemente do porte da sua empresa um site com domínio próprio irá contribuir para transmitir uma imagem muito mais profissional ao seu negócio.

3. Estreitamento da relação com os seus clientes

Não há dúvidas que um site profissional permite à empresa ampliar o leque de comunicação com os seus clientes (atuais e potenciais).

Veja a seguir alguns exemplos de como isso pode ser feito:

  • Uma página exclusiva de “perguntas e respostas” com as dúvidas mais frequentes dos seus clientes, além de fornecer informações úteis ao seu público, poderá contribuir para que você e a sua equipe economizem tempo para realizar tarefas mais importantes;
  • Um formulário de contato pode ser a solução ideal para atrair aqueles clientes mais tímidos ou que se expressam melhor através da escrita;
  • Um “botão do WhatsApp” faz com que as pessoas interessadas na sua empresa possam fazer contato através do aplicativo de mensagens mais comum entre os brasileiros;
  • Um chat online poderá ser facilmente incorporado ao seu site permitindo que pessoas interessadas possam tirar dúvidas ou obter informações adicionais sobre os seus produtos/serviços.

4. Integração: Potencializando as suas redes sociais

Conforme mencionamos acima, promover uma ação integrada entre o site profissional da sua empresa e os perfis dela nas redes sociais pode potencializar o alcance que cada um teria de forma isolada.

Um site profissional permite que você tenha uma vitrine capaz de expor seus produtos ou serviços com uma grande riqueza de detalhes e recursos visuais.

Por exemplo, sua empresa acabou de postar algo no Facebook sobre um novo produto. Esse post poderá levar a pessoa interessada diretamente ao site da sua empresa onde você terá a oportunidade de expor o novo produto em detalhes com fotos e textos atrativos.

Será possível ainda, impactar as pessoas que visitaram o site da sua empresa com anúncios muito mais assertivos nas redes sociais.

Enfim, a integração pode ser extremamente vantajosa para o seu negócio.

5. Resultados que podem ser medidos

Através de ferramentas gratuitas como o Google Analytics é possível medir com precisão os resultados. Essas informações são valiosas para que você possa direcionar suas ações de marketing digital.

Veja a seguir alguns dos dados mais importantes que podem ser medidos:

  • Quantidade de pessoas que visitam o seu site;
  • Quantas pessoas visitam o seu site pela primeira vez e quantos estão retornando;
  • Quantas páginas os usuários visualizam por visita;
  • Quais as páginas (produtos ou serviços) mais visitadas;
  • Quais as páginas menos visitadas (possibilidade de melhorar o conteúdo dessas páginas);
  • Quanto tempo em média as pessoas permanecem navegando no seu site;
  • Como as pessoas estão chegando ao seu site (busca orgânica, redes sociais, e-mail, ações publicitárias);
  • Quantas pessoas realizaram alguma ação no seu site (clique no botão de WhatsApp, preenchimento de um formulário etc.);

6. Sua casa na internet

Em marketing digital costumamos dizer que o seu site é como se fosse a sua casa na internet.

Por mais importantes que sejam na sua estratégia as redes sociais ou os aplicativos de mensagem estão sujeitos a modificações impostas pelas empresas proprietárias dessas plataformas.

Essas modificações podem causar impactos (positivos ou negativos) dependendo da sua magnitude.

Para se ter uma ideia, em 2012 as páginas do Facebook alcançavam em média 16% dos seus fãs. Uma medição feita em março de 2015 informou que esse índice caiu para 2,27%.

Uma das vantagens de possuir um site próprio para a sua empresa é a garantia de que você poderá continuar a veicular promoções e divulgar conteúdo da forma que achar mais conveniente, logicamente, sempre respeitando as regras e seguindo as boas práticas do mercado.

7. Baixo investimento

Levando em consideração o alcance e a exposição da sua marca além das possibilidades de ampliar a abrangência do seu negócio um site profissional é relativamente barato em comparação com mídias tradicionais como rádio, jornal e televisão.

Seu portfólio ou catálogo estará sempre atualizado a um custo infinitamente inferior ao que você gastaria com impressão de novos panfletos.

8. Sua empresa 24 horas no ar

Imagine que uma pessoa interessada nos produtos ou serviços que você vende resolveu fazer uma pesquisa no Google de madrugada, ou mesmo, num final de semana.

Um site profissional irá ajudá-lo a fazer com que seu cliente potencial possa ter acesso a informações do seu negócio 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Se ela se interessar pela sua empresa e estiver navegando no seu site poderá preencher um formulário de contato solicitando informações adicionais.

Conclusão

Investir em um site profissional e que gere resultados é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de marcar a presença online do seu negócio não importando o tamanho ou a área de atuação.

Não seria loucura afirmar que a internet é um espaço muito democrático do ponto de vista comercial já que atualmente é possível efetuar ações de marketing digital que geram resultados reais com verbas que cabem no orçamento de qualquer empresa.

Não perca tempo e tire o site da sua empresa do papel antes que o seu concorrente ganhe a dianteira.

Não perca tempo. O futuro é agora!

TEM
CERTEZA?!

Marcar presença digital num mundo cada vez mais conectado pode fazer toda a diferença para o futuro do seu negócio.

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